conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Música

Banda de rock The Apartment Cats lança hoje a faixa “Pêndulo”

Foto: Gabriel-Moreira

Trazendo como tema principal a polarização política dos últimos anos no Brasil, a banda paulistana The Apartment Cats lança nesta sexta-feira (11), o seu mais novo single intitulado “Pêndulo”. A música já pode ser escutada em todas as plataformas digitais e ganhou um videoclipe que estará disponível na próxima semana no canal oficial da banda no youtube

Composta em 2021 pelo vocalista da banda Fábio Pelissioni, a letra da faixa traz uma discussão e crítica à situação política do Brasil. O significado de pêndulo define exatamente como o cantor e compositor enxerga a situação em que nos encontramos no país: um “corpo” pesado suspenso e ligado a um ponto fixo e que se movimenta de forma oscilada. 

Ele explica: “Esse insight do título veio, na verdade, numa conversa acalorada durante as eleições para prefeito em 2020. Eu lembro de usar a palavra ‘pêndulo’ para me referir à situação do cidadão brasileiro, não somente naquela eleição, mas em todos os dias da vida em geral. Enquanto esperamos um salvador da pátria a cada quatro anos, é como se vivêssemos num pêndulo, sendo jogados de um lado para o outro, vitimados numa avalanche de fake news, sofrendo as mesmas dores de sempre, e seguimos ‘andando de lado’ enquanto nação. E assim o Brasil elegeu essa figura abominável que temos como presidente hoje. No fim das contas, eu acho que a música tem um ponto de vista desse cidadão do mundo pós-moderno e pós-verdade, o cidadão raivoso e contundente, porém ao mesmo tempo perdido e manipulado”.

O título ficou na cabeça, já esteticamente a história é bem diferente. Muitos meses depois do insight sobre o tema, o gatilho para a composição foi um documentário sobre Arnaldo Antunes. “Logo depois de assistir a ‘Com a Palavra’, no qual o Arnaldo fala muito sobre o processo criativo dele – e isso é um assunto que sempre me fascina muito – fiquei com aquilo na cabeça, e pensei, ‘e se eu tentasse escrever uma música nessa pegada?’. Fiquei pensando numa mesma célula rítmica, uma batida meio Nação Zumbi, e deixei o fluxo de consciência rolar, as palavras vindo sempre meio gritadas, frases curtas, e em 15 minutos veio a letra praticamente inteira, com exceção de alguns retoques que vieram depois”, afirma o compositor.

Quanto à retratação do tema na música, a banda considera de extrema importância, especialmente por vivermos no mundo e no país que vivemos hoje. “Acho que todo artista tem uma força especial com sua arte, que deveria ser usada para lidar com essas questões e fazer a sociedade refletir e avançar”, completa a banda.

O novo som ganhou um videoclipe gravado em estúdio dirigido por  Helder Fruteira e com a direção de fotografia assinada por Luiz Maximiano. O trabalho chega ao canal do youtube da banda na próxima semana. “Pelo que pudemos ver no dia da gravação, vai ficar incrível. Coisa fina”, detalha a banda. 

Sobre a expectativa para o lançamento, eles contam: “Estamos ansiosos para ver como vai ser a recepção do público! Porque todo mundo que ouve a música, gosta bastante e fica surpreso com a composição e a produção. Também dizem que é algo bem diferente de tudo o que já fizemos antes. Além disso, pela primeira vez estamos trabalhando com uma equipe colaborando na divulgação, o pessoal da Marã Musica, e também teremos um clipe feito com um time peso-pesado.”

Sobre a The Apartment Cats:

A banda paulistana The Apartment Cats surgiu em 2019 com um disco feito pelo vocalista e compositor Fábio Pelissioni em memória de sua ex-esposa. Gravado no bucólico cenário do estúdio Canto da Coruja no interior de São Paulo, o trabalho contou com a participação de amigos que naturalmente se tornaram a banda que leva o projeto adiante.

Com um rock pesado que lembra grandes bandas dos anos 90 como Foo Fighters e Pearl Jam, passando por canções dinâmicas ao estilo Led Zeppelin, e pincelado por beatlescas harmonias vocais, The Apartment Cats mostra uma versatilidade e riqueza sonora que os distinguem na atual cena de rock independente.

Logo após o lançamento do primeiro disco em 2020 veio a pandemia. Durante esse período a banda produziu e divulgou muito material, desde vídeos no YouTube com covers de suas maiores influências, até novos lançamentos – gravados à distância, nos home studios de cada integrante – como a autoral “Clouds”, que fala justamente sobre as dificuldades do isolamento, e também a clássica “Eleanor Rigby” dos Beatles, em uma furiosa versão com guitarras.

Em dezembro de 2021 lançaram o “Ao Vivo no Estúdio 500”. Eles contam: “Como o nome já diz, fizemos uma sessão de gravação ao vivo no Estúdio 500 no Morumbi em São Paulo. O objetivo maior era gerar material de vídeo, e com isso fizemos dois clipes com Eric Delfini e o projeto acabou também virando um EP de 5 músicas produzido pelo nosso baterista Luan Medeiros”.

Atualmente a banda prepara novos singles para lançar em 2022, além de shows pela capital e outras cidades. “Próximos passos? Dominar o mundo? Making love, not war!”

Sobre as referências musicais da banda, eles afirmam: “Beatles com certeza é uma influência forte pra todos, mas tem também muito som dos anos 90, Seattle, Guns n’ Roses, essas coisas. E tem Led, Who, Pink Floyd. Eu sempre curti punk rock também, a Paula é muito dos anos 60… A cozinha da banda é meio metaleira (risos) ”. 

Sobre Marã Música

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

Veja Também