conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Geral

O que tem no molho pesto?

Chef especialista em comida italiana aposta da diversidade do molho verde e incrementa receita de lasanha

O molho pesto é uma receita tradicional da culinária italiana, originária da região da Ligúria. É feito principalmente com manjericão fresco, azeite de oliva, pinoli (no Brasil se usa nozes), queijo parmesão, alho e sal. Os poucos ingredientes resultam em um sabor inigualável que foge dos tradicionais molhos vermelhos, à base de tomate e molhos brancos, que levam queijo. 

A chef de cozinha, Carina Popolare, é uma amante do molho pesto, por isso, incrementou sua receita especial de lasanha com a iguaria. “O manjericão é uma folhagem muito fácil de encontrar em mercados e feiras, é facimente cultivável e muitas pessoas tem em casa mesmo, no vasinho”, diz Carina, ao lembrar que no Brasil, a pinoli é substituída pelas nozes, por conta do custo-benefício. 

A chef de descendência italiana, que em Goiânia comanda a Popolare Massas e Empório, explica que o sabor do molho pesto é intenso e aromático. O azeite de oliva confere uma textura suave e cremosa ao molho, enquanto as nozes adicionam uma leve crocância e sabor. O queijo parmesão e o alho contribuem com notas salgadas e picantes do prato.

Versátil, pode ser utilizado de diversas maneiras na culinária. É frequentemente usado como em massas tradicionais como o clássico “pesto genovese” sobre o spaghetti, mas também pode ser usado em sanduíches, saladas, pizzas, sopas e como marinada para carnes ou legumes grelhados. Na Popolare, a lasanha ao molho pesto é um prato feito exclusivamente sob encomenda. No entanto, o molho pode ser adquirido congelado para o preparo do prato em casa. “O pesto vai bem em qualquer massa, fica maravilhoso na lasanha e também sugiro usar na brusqueta e na burrata”,  finaliza. 

Além do pesto tradicional feito com manjericão, existem outras variações como o “pesto de rúcula”, onde o manjericão é substituído por rúcula, e o “pesto de tomate seco”, que adiciona um sabor mais doce e intenso ao molho.

Foto: Fettuccine verde ao molho pesto/divulgaçãoPopolare

Veja Também